A Teciteca & Teci é um museu-biblioteca de tecidos que seriam descartados na indústria têxtil em sua cadeia produtiva, mas que com esta iniciativa podem ter novas finalidades no mercado. Além de comercializar tecidos de refugo e produtos confeccionados com estes em parceria com criadores sustentáveis na submarca Teci, o empreendimento também tem caráter educativo e arquivístico, sendo um museu têxtil digital de acesso gratuito à população, com a manutenção de um catálogo virtual dos tecidos coletados e um portfólio de obras de arte têxteis criadas em parceria com artistas.
A iniciativa tem como fundadora e gestora a comunicadora social, designer e educadora Bárbara Manhães Silva, que, ao estudar o mercado da moda, identificou como principal problema social e ecológico o descarte incorreto de sobras de tecido por empresas nacionais. Para promover a sustentabilidade e a circularidade no segmento têxtil, a Teciteca & Teci foi criada, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que regulamenta a responsabilidade social de pessoas físicas e jurídicas sobre seus resíduos.
O empreendimento é também um projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, o CNPq.
Para colaborar, você ou a sua empresa podem doar sobras têxteis de produções, comprar tecidos de refugo disponíveis e comprar produtos finais sustentáveis, confeccionados com os tecidos do acervo da biblioteca.
Empresas doadoras: Victoriana (Vila Velha, ES), Vest Surf (Boa Ventura, RJ), Gromelô (Vitória, ES).
![]()